domingo, 24 de agosto de 2008

HISTÓRIAS DE FRADINHOS

FRADINHOS: PULMÃO DE VITÓRIA

O bairro Fradinhos, fica localizado no município de Vitória, capital do Espírito Santo, e é muito admirado por seus moradores e visitantes por reunir características bucólicas, com grande conjunto de riquezas históricas e culturais e principalmente por reunir aspectos ecológicos que reforçam a importância da relação do homem e natureza. O potencial ambiental de Fradinhos creditou ao bairro o título de PULMÃO DE VITÓRIA. Nos informações que seguem abaixo você vai conhecer um pouco mais da história de um dos bairros mais antigos do município de Vitória. Tenha uma boa leitura e apaixone-se também por Fradinhos.

HARMONIA AMBIENTAL

Em Fradinhos, a política de boa vizinhança não existe apenas entre as pessoas. Neste flagrante podemos observar o Sr. Lucílio, morador do bairro há 35 anos, alimentando uma fêmea de sagui que tem agarrado ao corpo seus dois filhotes. Num momento em que o mundo volta as suas atenções sobre as discussões em torno das melhores formas de preservar o meio ambiente, é muito gratificante saber que em Fradinhos a prática colabora para um convívio pacífico e harmônico entre a natureza e o homem.

FRADINHOS - A RESERVA VERDE

Fradinhos situa-se numa ramificação do Maciço Atlântico, conhecido como Maciço Vitoriense ou Maciço Central de Vitória, caracterizado por cumes arredondados, de constituição granítico-gnáissica, resistente às intempéries, mas bastante modificado pela ação humana, como a retirada de vegetação e as queimadas, para dar lugar às antigas lavouras e à criação de gado. Contudo, a parte mais preservada de mata Atlântica em Vitória encontra-se em Fradinhos. Fonte: Livro Fradinhos (coleção Elmo Elton)

OS ÍNDIOS PATAXÓS FORAM OS PRIMEIROS HABITANTES DE FRADINHOS

Antiga aldeia indígena, Fradinhos é um dos quatro sítios arqueológicos de Vitória (ES), áreas que guardam evidências da presença de uma cultura original: a cultura pataxó. Os outros três estão localizados em Maruípe, onde se encontra o quartel da polícia Militar, no Campus Universitário da UFES, e o quarto deles está na região conhecida como Contorno (de Vitória). Fonte: Livro Fradinhos (coleção Elmo Elton)

O PERÍODO COLONIAL

Expulso os índios, e já no período colonial, a área de Fradinhos passou a pertencer a uma grande fazenda, de propriedade do Capitão-mor Francisco Pinto Homem de Azevedo, avô do barão de Monjardim, cuja sede construída por volta de 1780, era a casa que hoje abriga o Museu Sola Monjardim. Essa fazenda, juntamente com outras, como a fazenda maruípe, do ingl6es Brain barry, e a fazenda Romão, do Capitão Romão, formavam uma região agrícola que ia da Capixaba (início da avenida Jerônimo Monteiro, no centro da cidade de Vitória) até a Passagem, nos limites da Ilha, que abastecia a pequena população de Vitória. Fonte: Livro Fradinhos (coleção Elmo Elton)

A ORIGEM DE FRADINHOS



O nome "Fradinhos" surgiu por volta de 1750. Na época, três frades jesuítas (o francês Pierre de Bergue, o espanhol Alessandro e inglês Honeley) moravam num grotão, que hoje é conhecido como Sítio Todos os Santos. Durante o reinado de D. João I, dois frades foram repatriados pelo Marquês de Pombal, ficando apenas Honeley. Ainda nesta época, um garoto que morava nas redondezas ficou muito doente e seu pai fez a promessa de que se ele melhorasse, o vestiria com um frade. O menino se recuperou e a promessa foi cumprida, passando, então, a vestir-se como um frade e sendo reconhecido como fradinho do grotão.Existe uma outra versão para justificar o nome do bairro, que refere-se ao Pico Frei Leopardi (Pedra dos Olhos) que, quando visto de um ponto a sudeste, se assemelha a um padre encapuzado. A área só começou a ser realmente ocupada na década de 70, quando os herdeiros da família Monjardim, Varejão e Dalma Almeida, este último proprietário da maior gleba, cerca de 100 mil m², começaram a lotear o local. Fradinhos só começou a ser realmente ocupado na década de 70, quando os herdeiros da família Monjardim, Varejão e Dalma Almeida, este último proprietário da maior área, cerca de 100 mil m², começaram a lotear o local. Em 1973, a COHAB construiu algumas casas, o que iniciou o processo de ocupação. Na parte superior de Fradinhos, nasceu o primeiro conjunto habitacional do bairro. No início foram construídas 32 residências. Pelo aspecto uniforme e características das construções, o local foi apelidado de “pombal” ou “casinhas”, em comparação às casas de pombos. O bairro foi criado pela Lei nº 1.689/66.
Fonte: Livro Patrimônios e Logradouros de Fradinhos

ASSOCIAÇÃO DE MORADORES

A Associação de Moradores de Fradinhos passou a existir em 1984, quando um grupo de amigos criou uma associação com o propósito de coibir a onda de assaltos que atingiu a comunidade naquela época.Como sabemos, uma das funções das associações comunitárias é gerenciar os interesses das comunidades, e, em Fradinhos, a proposta não é diferente.Ao longo da sua existência, a associação passou por diversas administrações e buscou a defesa de interesses comuns dos moradores, como a promoção de festividades, almoços comunitários e passeios ecológicos, dentre outros. Por meio da associação e, em especial, da participação atuante na discussão do orçamento popular da cidade, foi possível promover melhorias em Fradinhos, como por exemplo, o calçamento de ruas, iluminação pública, melhoria do sistema de transporte coletivo, proteção de encostas, dentre outros. Fonte: Livro Patrimônios e Logradouros de Fradinhos

PRAÇAS DO BAIRRO

A Praça José Áureo Monjardim fica localizada exatamente no centro de Fradinhos e foi construída na década de 80. A praça é palco dos Almoços Comunitários promovidos pela Associação de Moradores do bairro.
Fonte: Livro Patrimônios e Logradouros de Fradinhos


A Área de Lazer de Fradinhos fica localizada na rua Zemínio de Oliveira e foi construída num local que durante muito tempo foi utilizado como campinho de futebol. Neste espaço, moradores e visitantes convivem em completa harmonia, rodeados por uma paisagem privilegiada.
Fonte: Livro Patrimônios e Logradouros de Fradinhos


Praça Baronesa Monjardim: O Barão de Monjardim encontrava-se viúvo de seu primeiro casamento com a senhora Laurinda Luíza Pinto Pereira. Foi quando se apaixonou por uma jovem italiana, filha do Conde Bartolomeo Poli, de Veneza, e de D. Florenza Battaglia Poli. Com ela casou-se, e a moça passou a responder por Baronesa Monjardim. O Barão teve com a baronesa mais seis filhos, entre eles, os prefeitos de Vitória Américo e Adelpho Poli Monjardim.
Fonte: Livro Patrimônios e Logradouros de Fradinhos


UM BAIRRO DE FÉ

A Igreja Maranata, de Fradinhos, foi inaugurada em novembro de 1997, na Rua Francisco Segóvia, com apenas oito pessoas. Em 2003, devido ao grande número de freqüentadores, a Igreja passou a ocupar um novo endereço na mesma rua. Fonte: Livro Patrimônios e Logradouros de Fradinhos


Centro Espírita Santa Clara de Assis “Três Gangas” - Fundado no dia 1º de dezembro de 1945, e registrado sob o nº 5 da Federação Umbandista do Espírito Santo, em janeiro de 1965. Esta entidade espírita tem como protetora, Santa Clara de Assis, e, como chefe espiritual, o Caboclo Três Gangas. Seu primeiro presidente foi o Sr. Heliodoro Ribeiro dos Santos, irmão da figura mais ilustre e respeitada desta casa, a senhora Maria Ribeiro da Silva, mais conhecida como dona Maria Coroa. Falecida em 24 de outubro de 1999. Serviço: segunda e sexta, das 20 às 22h. Fonte: Livro Patrimônios e Logradouros de Fradinhos



Centro Espírita Paz, Amor e Caridade Canabibi - Em 1951, foi inaugurada a atual sede, que durou cerca de dois anos para ser construída. Os recursos eram poucos, mas a determinação era grande. Nos fins de semana, um grupo de presidiários, pedreiros do Instituto de Readaptação Social da Glória, em Vila Velha, atravessava a Baía de Vitória, de bote, em direção a Fradinhos para auxiliar a construção da sede. O Canabibi foi o primeiro centro espírita a lançar o uso de ceroulas. Mais tarde, outros centros passaram a usar estas vestimentas, até quando foram substituídas pelos jalecos, os quais são usados até hoje. Fonte: Livro Patrimônios e Logradouros de Fradinhos



ANCHIETA SOCIAL CLUBE



O Anchieta Sport Clube foi fundado em 21 de abril de 1945.Seu primeiro presidente foi Benito Cezar Pontes Poltronieri e, como presidente de honra, Milton Monjardim. Este, foi um dos grandes incentivadores e financiador do primeiro uniforme e do material necessário para a sua constituição.Nas décadas de 60, 70 e 80 o Anchieta ostentou, graças ao amor e ao dinamismo dos seus dirigentes, uma grande tradição esportiva e social em Vitória, capital do Espírito Santo.O carnaval de 1964 de Vitória foi marcado pelo desfile do “Anchietinha”, como é popularmente conhecido. O Anchietinha passou a ser o primeiro clube a participar do Carnaval de Rua apresentando um carro alegórico,lembrando a entrada triunfal do Imperador César, em Roma. Em 1965, o Anchieta lançou uma candidata a Miss Espírito Santo, Iracy Badke. Nos anos 80, o Anchieta voltou às páginas dos principais jornais do Estado, destacando-se novamente no esporte. Desta vez, foi no futebol de salão, quando montou a principal equipe do Estado, tendo como base da equipe jogadores do próprio bairro.Vale lembrar que, uma das escolas de samba mais tradicionais do carnaval capixaba, a Unidos de Jucutuquara, realiza seus ensaios pré-carnavalescos no Anchietinha. Fonte: Livro Patrimônios e Logradouros de Fradinhos


ESCOLA JOSÉ ÁUREO MONJARDIM


A Escola José Áureo Monjardim foi criada em 1969 e funcionou no antigo Colégio do Carmo, antes de ser construída a nova sede em Fradinhos, no governo de Cristiano Dias Lopes Filho, tendo ficado em poder do Estado durante doze anos. Em 1981, foi repassada para o município de Vitória, pela Lei 2.826 de 15 de janeiro de 1981, devido à situação caótica em que se encontrava o ensino público estadual. O nome da Escola, José Áureo Monjardim, foi uma homenagem que D. Oscarina Barreto Monjardim , doadora do terreno para a construção do educandário, prestou ao seu pai.Em 1981, com a transferência da escola do Estado para o Município de Vitória, a escola deu um grande impulso ao seu crescimento, mas, como em toda transição, teve grandes dificuldades no início, chegando a ser fechada em decorrência do grandeíndice de evasão escolar, resultado de constantes assaltos e depredação do seu patrimônio. Em 1969, a escola ressurgiu funcionando como creche, atendendo crianças, embora em precárias condições. Em 1989, um grupo de moradores de Fradinhos e alguns profissionais da Prefeitura de Vitória decidiram reabri-la com a implantação de um projeto pedagógico diferenciado do restante da rede municipal. Assumiu a direção da escola a professora Graça Lobino e, posteriormente, Maria Olinda de Oliveira Menezes.Em 1988, com várias ações desenvolvidas, contando sempre com muita força de vontade, profissionalismo e dedicação, a Escola foi agraciada com a premiação de “Escola Referência nacional em Gestão Escolar”, prêmio concedido pela UNESCO, CONSED e UNDIME.Em 1999, a Escola José Áureo Monjardim foi, pela segunda vez, premiada pela UNESCO, CONSED e UNDIME como a “Escola Referência nacional em Gestão Escolar”, prêmio recebido nos Estados Unidos. Fonte: Livro Patrimônios e Logradouros de Fradinhos


MUSEU SOLAR MONJARDIM



O Museu Solar Monjardim foi, nos dois últimos séculos, o grande casarão da antiga Fazenda dos Monjardins, localizada no ponto estratégico de Jucutuquara. A residência, de estilo colonial, era referência na região, considerada uma das mais aconchegantes fazendas de tempos imperiais. Desta antiga fazenda, originaram-se muitos bairros de Vitória, dentre eles: Jucutuquara, Bairro de Lourdes, Ilha de Santa Maria, Dom Bosco, Forte São João, Cruzamento, Santa Cecília, Romão, Maruípe, Centro da Cidade, e ainda como não poderia deixar de ser, o bairro Fradinhos. Nesta Fazenda criava-se gado e produzia-se milho, cana-de-açúcar e café. Muito frequentado, o antigo casarão servia à população da região, que utilizava a sua capela para cerimônias de cunho religioso. Na entrada da residência, um sino anunciava, todos os dias a hora da santa missa. Algum tempo depois, o sino foi doado pela família à antiga Escola de Aprendizes Artífices, mais tarde, denominada Escola Técnica Federal do Espírito Santo (CEFET-ES). A Escola de Aprendizes Artífices teve como seu fundador e primeiro diretor, o deputado federal José Francisco Monjardim, o qual permaneceu no cargo por 29 anos. O sino foi utilizado, por muitos anos, até sumir, não se sabendo mais seu paradeiro. Foi em 1860, que o Museu Solar Monjardim recebeu o seu mais ilustre hóspede, o Imperador Dom Pedro II, durante a sua passagem pelo Espírito Santo. Fonte: Livro Patrimônios e Logradouros de Fradinhos

5 comentários:

Caetano disse...

Olá.
Primeiramente, venho parabenizar o blog. Sempre válidas essas informações.

Gostaria de saber, por gentileza, o endereço do Centro Espírita Santa Clara de Assis “Três Gangas”. Fiquei bastante interessado.

muito obrigado,
Caetano

Débora Reis disse...

Até o momento não vi nada em relação aos horários e dias de funcionamento! Alguém por gentileza poderia estar me informando? Sou grata !

Luiza disse...

Até que enfim uma boa fonte de pesquisa sobre o bairro!
Parabéns e obrigada!
Luiza

Unknown disse...

Gostaria de saber quem é o atual presidente dessa associação.
Pois; sou um pretenso candidato a conjugar uma chapa com o nome;
INDEPENDÊNCIA E ORDEM.
Grato pela informação.

Unknown disse...

Boa tarde amados!! Sou Cintia Sodré criada e crescida na Grande Goiabeiras tenho hoje 39 anos e tenho uma mãe que após ter me tido adquiriu um problema psíquico no entanto foi mãe solteira.A única informação sobre meu pai foi que era morador de Fradinho, conhecia pelo nome dd Roberto Salles atualmente com quase ou mais de 70 anos drama.epoca 1981 salva vidas e morava próximo ao centro de macumba na época parece que tinha uma filha chamada Virginia informações superficial que.obtive até hoje alguém pode me ajudar